quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Tudo que você precisa saber sobre o agendamento do Simples Nacional

E então, pra que existe esta opção de agendar o Simples?

Nós explicamos, essa é uma escolha que pode ser muito boa para já planejar os processos futuros da sua empresa e ainda ganhar tempo. A ideia é que a empresa com interesse no cadastramento no Simples já manifeste este desejo no ano anterior a mudança. Desta forma, o governo consegue antecipar as verificações de possíveis pendências que impossibilitem a transição, já apontar quais são as necessidades específicas para regularização, caso hajam, e assim, você já tem o feedback se a sua empresa poderá ou não ingressar no regime do Simples Nacional.

Com o processo já checado e não havendo nenhuma pendência fiscal ou financeira, o processo é deferido e a empresa já pode fazer o cadastramento a partir de janeiro do ano seguinte. E se você está se perguntando porque estamos falando deste tema agora? Bom, é porque este é o momento certo, estamos dentro do prazo hábil para o agendamento. Se tiver este interesse, tem até o dia 30 de dezembro deste ano para agendar a mudança para janeiro de 2017.

É bom deixar claro que o agendamento é válido apenas para empresas já constituídas e que não é mandatório, mas sim, uma forma de facilitar o ingresso neste Regime. De qualquer forma, é um procedimento que vale a pena, isso porquê o contribuinte poderá ter mais tempo para regularizar as pendências que forem identificadas e assim garantir no tempo certo a aprovação de seu registro. 

Como fazer?

Basta acessar o Portal do Simples Nacional, ir ao menu “Simples - Serviços", na sequência clicar em "Opção", nos serviços disponíveis selecionar "Agendamento de Opção pelo SimplesNacional". Simples, não? E após a inscrição no sistema, o termo de deferimento já passa a valer no primeiro dia útil do mês de janeiro do ano seguinte. Para checar, basta acessar a opção “Consulta Optantes”.

Nossa dica é: faça já o agendamento, pois se houver alguma questão que impeça a inserção no Simples, já terá tempo para resolvê-la até o dia 30 de dezembro, e assim, entrar em 2017 no modelo que já melhor se adéqua à sua empresa.


Boa gestão e feliz 2017!